Sintra e o seu Parque Natural
Sintra, também comumente chamada de “Monte da Lua”, é classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este lugar como ninguém nasce da fusão da natureza e da arte arquitetônica.
O Vila Palace com as suas duas chaminés distintas está idealmente localizado na praça principal. Pode ser visto da maioria dos lugares ao redor da propriedade. Construída no início do século XIV, foi residência de veraneio de muitos Reis ao longo da história de Portugal.
Uma particularidade para esta época, cada quarto tem a sua decoração única e conta-lhe uma história diferente.
Segue-se a visita ao “Palácio e Quinta da Regaleira” com as suas impressionantes decorações. Apesar de ter sido construído alguns séculos depois (século XIX) este palácio parece surpreendentemente mais antigo mas cheio de referências maçónicas.
Se vier a Sintra, aproveite para passear pelas ruelas e visitar os jardins. Vale a pena fazer um desvio e vai ficar maravilhado com a paisagem e a vista de mar a partir do Castelo dos Mouros. Começou a ser construído no século VIII, não será concluído antes do dia 8 e será ampliado após a Reconquista. Este imponente palácio testemunha a presença árabe na região.
Paisagem e santuário do Patrimônio Mundial
No topo do santuário botânico encontra-se o palácio mais romântico de Portugal, o “Palácio da Pena”. O marido da rainha D. Maria II, o rei Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, imagina-se a planta deste palácio.
Destaques mais interessantes, a não perder, incluem o “Parque de Monserrate”. Este palácio neogótico, e o seu Convento dos Capuchos, foi construído no século XVI, segundo os ditames da pobreza da Ordem de São Francisco de Assis. Até agora, definitivamente contrasta com os palácios chiques que você visitou.
Cultura e eventos
Por outro lado, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas merece uma visita. Empoleirado no morro, este museu possui um incrível acervo epigráfico com mais de dois mil anos.
Todos os verões, decorre o Festival de Sintra, com os seus concertos de música clássica e espectáculos de dança. Estão espalhados pelos Palácios de Sintra e da Pena e no Centro Cultural Olga de Cadaval.
No regresso a Lisboa, convidamo-lo a espreitar o “Palácio Nacional de Queluz”. Outro suntuoso palácio em estilo rocaille do século XVIII. Além disso, não perca o espectáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre. Criados em Alter, Alentejo, os cavalos Lusitanos são belos garanhões da antiga Coudelaria Real.